segunda-feira, 24 de junho de 2013

Obaluaê nas Nações do Candomblé e na Umbanda





Hoje falaremos das Nações em que encontramos Obaluae e seus nomes.
Obaluaê é cultuado na Umbanda, onde se desdobra em Omulu e Xapanã. O que seriam diferentes estágios, fases de um mesmo orixá.
No candomblé, seu culto, seus nomes, tem um estudo mais complexo, visto que cada nação possui um culto diferenciado, o que exige de nós, um conhecimento do que é Orixá, Vodún e Nksi.
Ainda que aqui estejam reunidas as denominações e correspondências de Obaluaê, citamos aqui como fontes originárias para estudos que serão divulgadas ao longo dessa serie de posts a cerca deste belo Orixá.
Na nação Ketu encontramos as denominações equivalentes, que são qualidades/denominações de Obaluaê:
Etú, Jagun, Ajagun, Ayeran, Intoto, Alapafumo, Arawe, Ajase, Sapeko, Ajunsun,  Waru-Waru, Afomam, Akavan.
Em geral, estas denominações são correspondentes as qualidades deste orixá.
As complexidades surgem então, ao falarmos das Nações de Angola e Jejé, isto porque não seria o mais correto, classificar Vodún e Nksi como Orixá, já que após muito estudo, seria possível caracterizar, grosso modo, para meios de explicação que Vodún seria um elo entre os homens e o sagrado, enquanto Orixá pode ser chamado de Força Viva da Natureza, senhor de cabeça, que já foi humano (conceito advindo da ideia mitológica dos atributos do panteão africano) enquanto Nksi seria uma energia divina que teoricamente não teria existido anteriormente em forma humana.
Mas é preciso que se entenda que tais conceitos, além de básicos para simples compreensão do textos, não são totais, visto que cada casa, cada nação tem seu entendimento e fundamento.
Encontramos portanto, no Jejé as seguintes atribuições a Obaluaê:
SAKPATA, AWIMAJE, AZOANI, BOZORAN, POSU (BOSUKO).
 Já na Angola, temos esta nomenclatura para as ‘’qualidades’’, que seriam neste caso Nksi ligadas a Obaluaê, de forma quase que sincrética e não qualidades do Orixá Obaluaê:
Kafunjenesu, Kafunje, Kafunjinã, Burugunço, Ekitati, Kaviungo e Kanjanja.
Essas são algumas das manifestações e nomenclaturas que encontramos em várias nações, regiões e cultos para reverenciar a mesma energia do Orixá Obaluâe, a crença e conceituação de que é Orixá, Vodún e Nksi ou Inksi são a mesma coisa, é muito pessoal.
Futuramente, falaremos mais sobre isso, explicando sobre as qualidades de Obaluaê.
Atotô Ajberu!

''Salve Obaluaiê, Salve Obaluaiê
Que é meu santo protetor
Me cubra com suas palhas
E a nada terei temor
Faça de mim instrumento
De harmonia e de amor''


( Salve Obaluaê - música de Mestre Toni Vargas)


Nenhum comentário:

Postar um comentário