segunda-feira, 17 de junho de 2013

Cores e Objetos sagrados de Obaluaê!




Existem no Candomblé, diversas qualidades de Obaluaê  sendo que as cores mais usadas, dependendo da linha são: preto, vermelho e branco  e preto e branco, podendo haver algumas variações conforme a Nação correspondente.
Explicaremos mais sobre as qualidades de Obaluaê na semana que vem!
Como prometido, hoje falaremos um pouco sobre as cores de afinidade e regência do Orixá Obaluaê.
Respeitando os seguimentos, de Umbanda e Candomblé, encontram-se variadas  cores para Obaluaê, todavia, para praticamente todas as qualidades deste orixá, encontramos manifestações de preto e branco.
Explicaremos mais sobre as qualidades de Obaluaê em breve, onde explicaremos porque podemos encontrar o terracota por exemplo, como uma das cores desse orixá. Ainda que isso não seja em todas as casas, variando justamente de Nação para Nação.
Ao falarmos de Obaluaê  logo lembramo-nos da palha da costa (filá e azé) que cobre seu rosto e corpo.

O xaxará é um dos instrumentos mais importantes de Obaluaê, e por tal importância teremos futuramente, um post exclusivo para falar desta ferramenta.

A foice também representa Obaluaê bem como a Cruz, visto que é dirigente das almas.
Em algumas casas é possível ver, devido a qualidade, Obaluaê carregando uma lança nas mãos chamada de okó ao invés de foice.
O laguidibá ( um colar de casca de coco ou búfalo) também pertence a este belo Orixá...

Cabaças também simbolizam o poder de cura deste orixá, representando-o também. Seria nelas, que Obaluaê carrega seus remédios advindos de feitiços que prepara.
O biokô também está presente em alguma qualidades.
Sempre representado por suas pipocas, que são chamadas de flores de Obaluaê e constituem importante oferenda chamada de Doburu ou Deburu. 
Como podemos ver, Obaluaê carrega consigo vários mistérios. Devido a importância deles, falaremos de alguns com tempo, para podermos prestar as devidas atenções aos detalhes de seus fundamentos.
Semana que vem, falaremos um pouco sobre as Nações e qualidades onde encontramos a força de Obaluaê!
Atotô Ajuberu!

‘’Laguidibá não é simples ornamento
É colar de fundamento
Você tem que respeitar
Então seu moço
Sai desse angu de caroço

Tira o colar do pescoço
Pra papai não se zangar’’
(Laguidibá – Alcione e Martin’alia)


11 comentários: