Começaremos contando as lendas referentes ao nascimento deste Orixá:
Filho de Nanã, Yemanjá e Oxalá
Em uma das lendas, é contado que Oxalá era casado com Yemanjá,
mas que uma vez, embebedado por Nanã, que por ele era apaixonada, e sabedora da
preferência de Oxalá por vinho de palma se aproveitou deste episódio para
deitar-se com Oxalá.
Desta união nasceu Obaluaê... sendo Nanã perfeccionista,
amante da beleza, e um orixá que abomina tudo que seja feio, foi surpreendida
ao dar a luz a um filho coberto de chagas.
Conta-se nessa lenda, que as chagas de Obaluaê vieram para
castigar Nanã, que abandonou o filho em uma cesta de palha, na areia da
praia/beira do mar.
Yemanjá, escutando o choro, aproximou-se do local, quando
viu então, Obaluaê pela primeira vez.
Neste momento, recolheu-o
e passou a cuidar dele. Deste dia em diante, Yemanjá passou a ser mãe de
Obaluaê, tratando de suas feridas.
Pequena variação da lenda acima:
Filho de Oxalá e Nanã, nasceu com chagas, uma doença de pele
que fedia e causava medo aos outros, sua mãe Nanã morria de medo da varíola,
que já havia matado muita gente no mundo. Por esse motivo Nanã, o abandonou na
beira do mar. Ao sair em seu passeio pelas areias que cercavam o seu reino, Yemanjá
encontrou um cesto contendo uma criança. Reconhecendo-a como sendo filho de
Nanã, pegou-a em seus braços e a criou como seu filho em seus seios lacrimosos.
O tempo foi passando e a criança cresceu e tornou um grande guerreiro,
feiticeiro e caçador. Se cobria com palha da costa, não para esconder as chagas
com a qual nasceu, e sim porque seu corpo brilhava como a luz do sol. Um dia Yemanjá
chamou Nanã e apresentou-a a seu filho Obaluaê, dizendo: Obaluaê, meu filho receba Nanã sua mãe de
sangue. Nanã, este é Obaluaê nosso filho. E assim Nanã foi perdoada por Obaluaê
e este passou a conviver com suas duas mães.
Lendas de diversas nações do Candomblé
Iansã transforma as chagas de Obaluaê em pipocas
Xapanã, rei de Nupê.
Xapanã, originário de Tapa, leva seus guerreiros para uma expedição aos
quatro cantos da terra. Uma pessoa ferida por suas flechas ficava cega, surda
ou manca, Obaluaê-Xapanã chega ao território de Mahi no norte de Daomé, matando
e dizimando todos os seus inimigos e começa a destruir tudo o que encontra a
sua frente. Os Mahis foram consultar um Babalaô e o mesmo ensinou-os como fazer
para acalmar Xapanã. O Babalaô diz que estes deveriam tratá-lo com pipocas, que
isso iria tranquiliza-lo, e foi o que aconteceu. Xapanã tornou-se dócil.
Xapanã contente com as atenções recebidas mandou construir um palácio onde foi
viver e não mais voltou ao país Empê. O Mahi prosperou e tudo se acalmou.
Obaluaê
desobedece Nanã e é castigado com a varíola
Obaluaê era um menino muito
desobediente.
Um dia, ele estava brincando perto de
um lindo jardim repleto de pequenas flores brancas.
Nanã lhe havia dito que ele não
deveria pisar as flores,mas Obaluaê desobedeceu à sua mãe e
pisou as flores de propósito.
Ela não disse nada, mas quando Obaluaê
deu-se conta estava ficando com o corpo todo coberto
por pequeninas flores brancas, que foram se transformando em pústulas,
bolhas horríveis.
Obaluaê ficou com muito medo. Gritava pedindo à Nanã que o
livrasse daquela peste, a varíola.
Nanã disse então a Obaluaê que aquilo
acontecera como castigo porque ele havia sido
desobediente, mas ela iria ajudá-lo.
Ela pegou um punhado de pipocas e jogou
no corpo dele e, como por encanto, as feridas foram
desaparecendo.
Obaluaê saiu do jardim tão bom como
quando havia entrado.
São
encontradas várias lendas sobre este orixá, nelas, encontramos ligações com
vários orixás, como Ogum – onde podemos perceber a ajuda deste com seu coração
bondoso, que ajuda Obaluaê a usar a roupa de palha da costa, o mariô, para
cobrir suas chagas ou seu brilho.
Iansã
– Está é tida como sua grande amiga, com quem Obaluaê divide poderes sobre a
morte, visto a ligação de Iansã Igbalé com os mortos.
Nanã,
sua mãe de sangue. Oxumare, Iroko, Ewá são tidos muitas vezes como seus irmãos,
filhos de Nanã e Oxalá, em algumas lendas, um pouco mais raras de se encontrar,
vemos ligação deste com Ossain, visto que Obaluaê é um grande feiticeiro.
Por
ser feiticeiro vemos ligação também com Logun Edé, que também é um grande
feiticeiro, em outras lendas, vemos que Oxossi, ao ser ferido por abelhas,
juntamente com seu filho Logun, clamou por ajuda para seu filho, Logun, foi
quando apareceu Obaluaê, que curou Logun das picadas de abelha, deste dia em
diante, estabeleceu-se uma forte amizade entre Logun e Obaluaê.
Vem
sido discutidas a veracidade de lendas que apontam que Obaluaê seria casado com
Ewá, levando em consideração de que esta é tida como virgem e irmã de Obaluaê,
sendo todavia importante lembrar, que no Candomblé, não existe a concepção de
pecado e que portanto, não seria considerado incesto como pecado, diante da
possibilidade desta relação.
Como
podemos perceber, várias são as ligações de Obaluaê com os demais orixás.
Numerosas
são suas lendas, que retratam sempre a luz deste orixá. Em algumas poucas,
vemos relatos de sua ira, seu ciúme, tidos como características de seus filhos
em um determinado período de vida, porém, falaremos sobre isso, sobre os
arquétipos dos filhos de Obaluaê, na semana que vem! Não percam!
Atotô Ajberu!
''Que eu partilhe o que é verdade
Não fique com o que me ilude
Que eu cuide dos meus alunos
Me dê forças pre ensinar
Salve Obaluaê''
Não fique com o que me ilude
Que eu cuide dos meus alunos
Me dê forças pre ensinar
Salve Obaluaê''
( Salve Obaluaê - música de Mestre Toni Vargas)
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