sábado, 5 de janeiro de 2013

Obará, um Rei


                                                       



Obará, um Rei

O ano de 2013 será regido por Odú Obará, que tras a regencia dos orixás, Xangô, Logunedé, Oxossi (dependendo da nação no candomblé), isso se torna mto bom, pois temos neste ano, a regência de saturno que costuma tornar o ano de sua regência um ano difícil. Não só pelos acontecimentos mas pela própria característica de saturno que é exigente para suas conquistas justamente por torna-las duradouras. Neste aspecto, temos a sorte da regência de Obará, pois o mesmo carrega como marcas, justiça e prosperidade, para quem conhece as lendas de Obará, descobrirá o porque este Odú atua principalmente nesses dois pontos, dentre outros.
Torna-se aconselhável neste ano, especificamente, comemoramos este Odú tanto em 06 de janeiro, como em 06 de junho, justamente por Junho ser um mês onde se comemora muito Xangô . A idéia de se comemorar no mês de janeiro – Dia de Reis – é para se preparar para todo o ano. Em 06/06 aconselha-se uma oferenda mais elaborada por se tornar a confirmação do pedido de prosperidade feito em janeiro. Já em 12/12 a ideia é prepara-se com prosperidade para o ano vindouro e despedir-se do ano corrente, agradecendo o que recebeu, pois tudo que se recebe contém uma lição durante o ano corrente.
Aquele que almeja prosperidade durante este ano, deve ter em mente no dia 06 de janeiro, que não se pode apenas sauda-lo com um grande ritual e banquete que ficará rico, pois tem que lembrar-se que este Odú, embora seja o mais rico, é também muito ligado a justiça; isto é, fazei por merecer!!!
É uma das marcas desse Odú, já que as palavras chaves deste Odú são: perseverança, determinação, força de vontade, garra. Coincidentemente ou não, tudo o que saturno cobra. Daí a intima ligação dos mesmos. É importante observar que saturno é exigente e cobra de forma eficaz! Ou seja, é um pai rigoroso, o que se observarmos  com clareza e mente aberta todos os orixás deste Odú também o são. Por isso, devemos estar atentos as nossas atitudes, as nossas escolhas, e aos nossos pensamentos, pois, as formas- pensamento tomam forma no Universo e em nossas vidas. É preciso ter cuidado, porque conforme mostra a lenda de Obará, você pode receber um presente que aparentemente não lhe agrade e no entanto possa ser a sua própria salvação, isto exigirá, perspicácia, fé, resiliência, humildade para agradecer o que vida lhe trará, mesmo que não seja na grandiosidade que você desejava, pois será após esse agradecimento, que esta grandiosidade virá.
Este será um ano que exigirá iniciativa e decisões ( lembre-se do arcano do ano!) pois as duvidas, estarão presentes durante todo o ano. É necessário, aprender a silenciar sobre seus projetos e elabora-los com perspicácia. Devemos ter cuidados com calunias e grandes rompimentos no amor, porém tais rupturas podem ser a sua salvação.
Futuramente quando falarmos sobre os Odús, falaremos também sobre sua influência nas pessoas, e contaremos também suas lendas.
Fica aqui, um pequeno ritual para agradar este Odú, neste inicio do ano, onde poderão ser feitos pedidos para prosperidade, porém sempre atento que não basta fazer o pedido e a oferenda DEVE-SE FAZER POR MERECER! Até porque, existe uma frase que acompanha Obará ‘’ Para um rei, não se diz mentiras. De sua lenda, surge a verdade!’’
Faça um bolo simples branco, com cobertura branca ( pode-se usar chocolate branco, chantilly, creme branco, enfim, desde que seja branco). Coloque na massa seis papeizinhos com pedidos tipo: CASAMENTO – TRABALHO -  RESPONSABILIDADE – RESILIÊNCIA -  FARTURA  - DISCERNIMENTO.
Coloque na massa de forma que não fique marcado, mas que todos possam pegar um papel. Coloque para assar. Depois de pronto e frio, cubra o bolo (que pode ter: frutas cristalizadas, em calda,) com a cobertura,  acenda seis velas brancas e ofereça a obará. Retire a primeira fatia, coloque em separado e depois distribua o bolo aos integrantes da casa. Para quem sair o papel correspondente é o aspecto que será mais trabalhado durante o ano.
Boa sorte!
Lembrando-se sempre: Prosperidade se compartilha! 



2 comentários:

  1. O TEXTO É MUITO ELUCIDATIVO E NOS CHAMA ATENÇÃO À PERCEPÇÃO QUE DEVEMOS TER EM RELAÇÃO AOS ENTES QUE ESTÃO A NOSSA VOLTA OU QUE CHEGAM ATÉ NÓS, POIS ALÉM DE VER DEVEMOS ENXERGAR. A TODOS DESEJO MAIS UM ANO DE LUZ E ABENÇOADO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Gilberto, muita luz e paz para você e sua família, que Obara lhe traga o que mais deseja.

      Excluir