Bom, 2012 será um ano regido pela Lua. A partir dessa informação você já pode sacar que teremos muito a influencia da água, que é seu elemento. E que as emoções estarão em alta ao longo desses 12 meses!
Na antiguidade a Lua representava deusas com características semelhantes às dos homens,dependendo do grau de cultura e civilização, sempre se constituindo numa forma imaginária de narrar uma história humana, pois acredita-se até os dias de hoje que através dos arquétipos(que são princípios essenciais permanentes) que o homem comunga com o Cosmo e sente-se participante do Universo.
A relação mais clara é a de que a Lua cresce e declina, refletindo as alterações no corpo das mulheres quando estão grávidas.
Sendo o esoterismo a doutrina que apregoa também o ensinamento da verdade filosófica, religiosa e a Mitologia, o estudo do conjunto dos mitos de uma religião, faz com que a raça humana se identifique com a imortalidade e se livre dos laços que prendem ao transitório, penetrando em sua essência para descortinar sua desgraça e grandeza.
Na religião antiga, a Lua está associada a Deusa, e é usada para representá-la em três faces.
Na lua Crescente, temos as Deusas Donzelas – Jovens, na Cheia, representa a Deusa mãe, e na minguante, representa a Anciã e na Lua nova, encontramos uma classe de Deusas que representariam a face negra da lua, como Hécate por exemplo.
É claro que não encontramos APENAS deusas lunares, porém a lua é frequentimente utilizada, para representa-las, pois ela nos remete a Deusa Celestial Como nosso foco, é a regência da lua, vamos nos focar nisso, correto?
Ela, a lua, representa a mãe, e pode representar, também, a Terra - nossa mãe maior, aquela que nos alimenta, acalenta e acolhe, que nos dá a vida e que nos recebe na morte.
As Deusas - Cultuadas sob diversos nomes na mitologia:
Na Grécia foi Selene,a bela, uma das irmãs de Hélios,que era o Sol,e estaria encarregada pelo próprio irmão de percorrer os céus sempre que ele terminasse o seu trabalho diário.Numa carruagem de prata, puxada por velozes cavalos brancos, deveria derramar sua luz sobre a Terra. Era descrita como uma jovem formosa e elegante, de seios fartos e pele muito branca. Substituída pouco depois por Ártemis (mais conhecida como Diana), que devido a história de seu nascimento, passou a ser a deusa da fecundidade, protetora das mulheres na gravidez e na hora do parto, pois era constantemente invocada por elas quando grávidas, para lhes fornecerem proteção e força na hora de dar a luz; irmã de Apolo(outro Deus do Sol) era o oposto deste apresentando-se pálida, casta e solitária, vivendo sempre afastada dos outros deuses, tornando-se assim também uma deusa da caça.
Também foi identificada como Hécate - a misteriosa guardiã dos mundos inferiores, senhora dos feitiços e dos encantamentos. Nas representações aparecia sempre acompanhada de Cérbero, o cão de 3 cabeças. Era uma deusa muito temida e respeitada, e seus devotos costumavam reverenciá-la com sacrifícios.
Na Babilônia é a terrível Ishtar que comandava a vida e a morte, sendo a deusa da magia que assombrava os mortais nas noites escuras, conduzindo-os à loucura ou ao reino do prazer, para os hindus é a face negra da Deusa, é Kali ou a deusa Shakti esposa do Deus Shiva, que detém o segredo da morte.
No Brasil é Jaci,mãe dos frutos que conforme a fase da Lua recebia homenagens diferentes, tendo em seu cortejo os seres noturnos que brincam, assustam ou impõem respeito àqueles que durante a noite se aventuram.
Na mitologia Egípcia, é representada primordialmente por Ísis, irmã e esposa do Deus Osíris que era a personificação do Sol.
A Deusa da Noite, como é chamada a Lua, rege as mudanças, as emoções, as recordações, representa o princípio feminino e rege valores ligados à casa, à família, à maternidade e aos sentimentos em geral. se entrarmos nesta sintonia poderemos nos tornar mais emotivos, nostálgicos e muito influenciáveis, desejosos de efetuar mudanças importantes em nossa vida.
A Lua, reflexo da luz solar, representa nossa infância, nosso lar materno e nossa mãe. É na infância que se forma e plasma nossa auto-imagem.
A Lua é o satélite natural mais próximo da Terra, pois é nele que se reflete a luz recebida do sol, e isto ocorre de maneiras diferentes, dependendo da posição em que se encontra, conforme o sol percorre seu trajeto orbital, deixando outras partes da Lua na penumbra, o que nos traz as diversas fases da Lua, que são:Crescente,Cheia, Minguante e Nova. Essas fases ocorrem num período maior do que o mês sideral (27 dias e 32 horas), devido ao movimento da Terra ao redor do Sol. Esse movimento amplia o tempo que a Lua, a Terra e o Sol levam para voltar à posição relativa. O tempo entre duas fases idênticas da Lua chama - se Lunação (29 dias e 53 horas).

Desta forma na Astrologia a Lua está relacionada à maternidade, à família, aos afetos, sendo que sua presença em determinados signos pode se tornar tão forte que esse passa a funcionar como um signo subjacente, influenciando a aparência, a maneira como cada um de nós se mostra para os outros, representa o lado psíquico inferior, é formadora do EGO e faz parte da personalidade da pessoa. Ela ainda comanda toda a movimentação de líquidos e humores nos seres e no planeta.
Um ano regido pela Lua sempre implica ênfase nos assuntos de moradia, relações familiares e negócios imobiliários. E será oportuno trabalhar de modo saudável a própria imagem.
Pode-se dizer que em 2012 será dado muita importância ao núcleo familiar, ao solo, ao país que nos abriga e nutre. Teremos muita instabilidade, seja no campo econômico, na moda, nos costumes. Os movimentos de massa, como manifestações, passeatas, clamores, e rebeliões aumentarão bastante no mundo inteiro. Os mares, rios e oceanos precisarão de nossos cuidados.
Na virada do Ano, a Lua se encontrará no signo de Áries, na fase Crescente e em alinhamento com Urano.
Confira aqui, durante o mês de dezembro e do ano de 2012 as melhores dicas para fazer de 2012 o melhor ano de sua vida!
Um forte abraço, equipe canto de magia!